Vamos visitar os Fóruns imperiais em Roma?

Viaje na história dos Fóruns Romanos

foruns_imperiais_09

Quando se pensa em um destino que uma beleza, cultura, conforto, história e lazer, não tem outra melhor opção; Roma. Por causa dessas características, a cidade é uma das mais visitadas em toda a Itália e Europa. Estando lá, você conhecerá construções históricas, pioneiras na arquitetura e palco de momentos importantíssimos para o percurso da história ocidental. Os Fóruns Imperiais em Roma são um ótimo exemplo de locais , dos quais você não pode deixar de visitar!

Os Fóruns Romanos (ou Fóruns Imperiais) são construções feitas há muitos séculos, ordenadas pelos imperadores ainda na antiguidade. Mesmo atualmente, as ruínas conseguem nos passar a sensação de grandeza e de desenvolvimento da Roma antiga . Naquela época, os fóruns representavam os principais locais da vida pública e/ou privada, sendo usados como centro comercial, religioso e político.

Até o século XIX, apenas algumas partes das ruínas eram visíveis, por causa do crescimento urbano em torno das construções. Só no século XX, quando foram feitas demolições em massa que permitiram visão completa das ruínas que se tornaram um dos principais pontos turísticos de Roma.

Leia também: Dicas de Viagem Gastronômica na Itália

Saiba mais sobre Fóruns Imperais em Roma e domine a história!

Fóruns_Imperiais_02

Temos acesso a grande parte dos Fóruns Imperiais na “Rua do Império”, posteriormente chamada de Rua dos Fóruns Imperiais, que liga o famoso Coliseu, passando pelo Fórum Romano, seguindo até a Piazza Venezia. Nesta rua nós podemos mergulhar em um cenário histórico de filmes épicos e admirar a beleza imponente da antiga Roma.

Os Fóruns Imperiais podem ser acessados pela área de pedestres, o caminho que parte da Piazza Venezia e vai até o Coliseu, custeada pelos fóruns e pelo imponente Mercato Traiano, projetado pelo grande arquiteto Apollodoro di Damasco e constituída por mais de 150 lojas. Abrigando hoje o Museu dos Fóruns Imperiais, que preservam os achados históricos.

O Fórum Romano

Fóruns_imperiais_03

Como denuncia o nome, esse é o principal fórum dentre os Fóruns Romanos. Na antiguidade, foi o centro da Roma antiga, reunindo os prédios onde funcionavam os órgãos burocráticos e públicos, como o comércio, tribunais e até religião. Aqui as grandes multidões se reúnem para assistir a comícios políticos ou admirar líderes depois de seus triunfos.

O mais legal se visitar esse ponto turístico é que as ruínas do Fórum Romano ainda nos dá um satisfatório portfólio de história e arquitetura ao ar livre, ao pé do Monte Palatino. Entre essas ruínas, encontramos a Basílica Giulia, entre outros locais.

Para uma visita produtiva no Fórum Romano, vale muito a pena contratar um guia. Caso não seja possível, tenha no mínimo um livro ilustrativo para ajudar no tour, com fotografias e informações contando a história de cada local do Fórum. Do contrário, a experiência pode ser meio decepcionante, pois as ruínas vão deixar de ser locais míticos da histórica ocidental para se tornar apenas um monte de pedras.

O Fórum Romano abre diariamente das 8h30 às 19h e os horários de fechamento podem ser alterados conforme a época do ano, então é importante se informar. O ingresso para o Fórum Romano é unificado com o do Monte Palatino e seus museus e o Coliseu. A área do hipódromo tem acesso gratuito.

Leia também: Viajando para Itália. Roma a cidade eterna

Outros Fóruns Imperiais

O Fórum Romano já não era suficiente para tanta gente, então tornou-se necessário construir outros. Os fóruns, para além das suas funções práticas, eram  um meio de glorificar o Imperador. Naquela época existia uma moda, cada um construiu o seu em uma espécie de disputa.

O Fórum de César

fóruns_imperiais_08 

César foi o primeiro a tomar a decisão de construir um novo fórum, mas só foi terminado durante o mandato de Augusto, em 46 a. C. O que torna esse fórum especial para ser visitado é que por ter sido construído em um limite de anos, possui a vantagem de conseguir conservar  uma unidade estilística.

Nesse fórum podemos perceber toda glória de Júlio César. Lá você pode visitar o Templo de Vénus Genitrix, dedicado à deusa da mitologia grega Afrodite (Vênus na “versão” romana). Esta Deusa era bastante adorada pela família do imperador.

O Fórum de Augusto

fóruns_imperiais_05

Photo by professor Larry Ball – http://www.uwsp.edu/art-design/Pages/Faculty/LarryBall.aspx

Augusto foi sucessor de Cézar e mandou construir outro fórum com seu nome. Lá você poderá prestigiar uma homenagem a um outro deus do Olimpo; Marte, o vingador (Hades para os gregos). Augusto o homenageou após ganhar a batalha de Filipo, pois Marte é o deus da guerra. Existem muitas estátuas de personagens da mitologia grega e latina e da história de Roma e da família Giulia.

O Fórum foi inaugurado pelo Augusto em pessoa no ano 2 A.C, próximo ao fórum de Cezar, e servia para acolher a multidão em dias importantes quando os outros fóruns já não eram mais suficientes.

O Templo da Paz ou Vespasiano

fóruns_imperiais_06

Esse fórum foi construído pelo imperador Vespasiano no ano 75 d.C, que na época apenas deu ordem de construir uma praça que ficaria perto do fórum de Augusto e de César, em direção ao Coliseu. Essa praça não era considera fórum até ser edificado como Fórum da Paz.

Nesse fórum se encontravam vários tesouros da guerra contra os Hebreus, vindo direto do Templo de Salomão. Um belíssimo mapa de Roma em mármore, a Forma Urbis, também se encontrava aqui.

O Fórum de Traiano 112 – 113 d. C.

fóruns_imperiais_07

Esse é o último fórum do auge do Império Romano. Iniciado por Domiciano, foi terminado por Trajano em 113 d.C, que construiu aqui o mais poderoso dos fóruns imperiais, sendo imperdível a visita uma vez estando em Roma, pois além de majestoso, é conservado! Lá você poderá admirar as colunas de Trajano, que narra história de vitórias romanas em batalhas. Essa coluna é tão importante que é uma grande fonte para todos historiadores sobre a história militar do Império.

No Fórum Trajano também é possível conhecer os Mercados de Trajano. Este continha diversos escritórios e lojas, sendo uma construção que chegou até bem conservada nos dias de hoje, não o mesmo caso do que sobrou da Basílica Ulpia, a maior de Roma na época e que hoje só se pode contemplar algumas colunas de pé.

Como já foi dito, a área onde ficam todos esses Fóruns Imperiais é visível gratuitamente da rua dos Fóruns Imperiais. No entanto, para pode ter acesso ao complexo dos Mercados e do Fórum de Traiano, você deve comprar o seu ingresso no Museu dos Fóruns Imperiais.

0
Connecting
Please wait...
Enviar mensagem

Não estamos online no momento, por favor deixar sua mensagem. Lhe responderemos o mais breve possível.

Seu nome
* Email
* O que deseja?
Fone
Faça o Login

Como podemos lhe ajudar?

Seu nome
* Email
Fone
Estamos disponíveis!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

How do you rate our support?