Os principais pratos típicos italianos

Aprenda na íntegra a cozinhar em um curso de culinária em Roma

os_principais_pratos_tipicos_italianos_10

A Itália possui uma das culinárias mais ricas do mundo. Ao longo dos séculos, este belo país colecionou não apenas momentos importantes da história. Mas também diversas receitas importantes para a cultura ocidental. Os principais pratos típicos italianos são famosos por suas massas apreciadas em todo o planeta. Graças aos seus ingredientes e costumes que formam uma cozinha única.

os_principais_pratos_tipicos_italianos_17

Por esses motivos, o turismo gastronômico na Itália é um dos mais procurados do mundo. Impressionando qualquer pessoa que queria conhecer mais da cultura e dos pratos que compõem a mesa italiana. Com tanta riqueza para explorar, a Itália também tem atraído muitas pessoas interessadas em aprender seus pratos. Um curso de culinária em Roma pode enriquecer muito seu conhecimento sobre os principais pratos do país.

 

Veja a explicação do chefe italiano Andrea Schiarate sobre os pratos típicos de Roma

Veja também: Aprenda a fazer todos esses pratos e curta uma viagem pela Itália com o nosso curso de culinária e tour com tudo incluso chamado: Culinária Italiana de A a Z

Confira os pratos típicos italianos em 7 delícias:

Pratos Típicos Italianos 1 – Risoto  

O risoto (arrozinho, traduzindo do Italiano) é uma importante refeição que compõem os pratos típicos da Itália. Surgiu no norte da Itália, mais especificamente na Lombardia. É composto primordialmente por arroz, fritado levemente com cebolas (e outros legumes) na manteiga.

os_principais_pratos_tipicos_italianos_11

Ao longo do tempo, foram incrementados vários outros ingredientes, como legumes, carnes e frutos-do-mar que criaram várias variações do prato. Existem várias lendas a respeito.  A tradição diz que o risoto surgiu quando um aprendiz de cozinheiro resolveu colocar açafrão no arroz durante um casamento. Nós brasileiros, por exemplo, consumimos muito o prato no Brasil.

Pratos Típicos Italianos 2 – Lasanha  

Não poderíamos falar de pratos típicos italianos em 7 delícias e deixar de lado a Lasanha. O prato é uma massa em folhas venerada nos quatro cantos do mundo. Preparado no forno, a receita original leva camadas alternadas de massa, queijo, molho de carne. A palavra lasanha vem de “lasanon” (grego), que significa pote de cozinhas. Eles usavam a palavra para definir o prato onde se preparava a Lasanha.

os_principais_pratos_tipicos_italianos_12

Apesar de criado na Itália, a Lasanha conquistou o paladar de muitas nações ao redor do mundo. As receitas e tradições de preparo podem variar de local para local. Muitas receitas usam diferentes queijos queijo, mas na Itália os preferidos são parmesão ou ricota. A clássica Lasanha bolonhesa usa o queijo Parmigiano e molho bechamel.

Você ama a culinária italiana? Queres aprender a fazer todas essas delícias sem sair de casa? Vire expert na culinária italiana! e tenha uma vida saudável e cheia de delícias. Descubra como aqui. 

Pratos Típicos Italianos 3 – Bruschetta

Essa comida típica da Itália, diferente das citadas, é menos conhecida pelos brasileiros, no entanto, saboreada em toda a Itália. A bruschetta hoje é servida como antepasto, ela surgiu na região do Lázio. Entre trabalhadores rurais há muitos séculos, como uma inteligente forma de reaproveitar pão velho.

os_principais_pratos_tipicos_italianos_13

A receita original é composta por torrada, azeite, sal, pimenta e alho. Mas ao mesmo tempo criou umas variações, com diversos recheios na torrada. A mais popular leva tomate e manjericão.

Pratos Típicos Italianos 4 – Spaghetti a bolognese  

O espaguete à bolonhesa (spaghetti a bolognese, em italiano) é um prato bastante popular na Itália. A receita é originária da comuna italiana Bolonha, mas este prato é preparado em toda a Itália, especialmente no inverno. O molho consiste em carne de vaca moída, tomate e outros vegetais, tradicionalmente preparado para acompanhar tagliatelle fresco.

os_principais_pratos_tipicos_italianos_14

Esse prato também é comumente feito no Brasil, mas é ainda melhor na Itália. Isso acontece, pois o molho bolognesa que fazemos aqui e em alguns outros países, não é feito como o original. Segundo os bologneses, os molhos vêm sido alterado e simplificado por anos. As maiorias das pessoas utilizam apenas a carne moída, alguns temperos (alho e cebola) e molho de tomate ao sugo (sem pedaços).

Pratos Típicos Italianos 5 – Spaghetti a Carbonara

O espaguete à carbonara é mais uma receita tradicional de massa italiana, muito presente nas mesas cotidianas dos italianos. Acredita-se que, na antiguidade clássica, a receita era feita sobre grelhadores de carvão por preparadores de carvão vegetal na região da Umbria, o que gerou o nome carbonara (carvão, em italiano).

os_principais_pratos_tipicos_italianos_15

A receita consiste em uma preparação de ovos, queijo parmesão, queijo pecorino romano, pimenta preta e azeite ou manteiga. O resultado dessa mistura dá um molho bem grosso que será misturado com o macarrão. Pode haver variações que incluem pedaços de carne de porco.

Veja como fazer um prato típico de Roma:

 

Pratos Típicos Italianos 6 – Tortellini  

Tortellini (ou Tortelloni) são pequenos pastéis de massa de farinha de trigo com gemas de ovos estendidas bem finas. Também fazem parte das massas alimentícias típicas da Itália. Os deliciosos “pasteizinhos” devem ser servidos com caldo de galinha ou carne de vaca, dentre outras variações.

os_principais_pratos_tipicos_italianos_16

O recheio pode ser composto de lombo de porco, mortadela de bolonha, presunto, ovos e noz moscada. Existe uma variação chamada Tortellini all’Emiliana, em que se adiciona um pouco de óleo, cebola, vinho branco e aipo.

Pratos Típicos Italianos 7 – Gnocchi 

O gnocchi é uma massa muito conhecida na Itália, aqui no Brasil chamamos de nhoque. Sua criação foi há muitos séculos e hoje é consumida na Europa inteira. No início era feito de semolina, mas hoje é popular por sua receita que usa batatas. Pode ser servida com molho sugo, bolonhesa ou branco.

 

os_principais_pratos_tipicos_italianos_17

Como você pode perceber através desses pratos típicos italianos em 7 delícias. A culinária italiana é incrível e possui receitas simples e de um sabor único. Na Itália, você poderá encontrar cursos para aqueles que querem mergulhar nos sedutores pratos. Eles farão sucesso nos almoços e jantares. Você irá não apenas crescer e aprimorar seus dotes profissionais como também vivenciar experiências incríveis que você levará para o resto de sua vida através de um curso de culinária em Roma.

 

Aprenda a fazer todos esses pratos típicos italianos. Aí mesmo na sua casa. Vire expert na culinária italiana. Descubra tudo aqui nesse link.

× Como posso te ajudar?