Baixe agora o e-book Gratis "Roma beleza, cores e sabores" o guia definitivo da cidade e da sua culinária italiana

Newsletter

Curiosidades da Itália que ninguém nunca te disse

Se surpreenda com detalhes que você jamais ouviu falar sobre o país da pizza

curiosidades-da-italia-8

Curiosidades da Itália. Esse país tão próximo da nossa cultura, pode até não parecer, porém é diferente do que você imagina. A palavra “curiosidade” pode ser interpretada como uma novidade a respeito de algo, uma singularidade. São de inúmeras interpretações. Quando falamos sobre as curiosidades de determinado lugar rapidamente nos remete a ideia de fatos ou situações interessantes.

Levando-se em conta o conceito da simples palavra “curiosidade” fica fácil associá-lo a um país rico em história, cultura, apetrechos culinários e tantas outros detalhes dominates, muitos deles desconhecidos pela maioria das pessoas. É hora de se surpreender, se apaixonar e ficar ainda mais fascinado pelas curiosidades da Itália.

 

Curiosidades da Itália e a cultura italiana

A cultura italiana é cheia de surpresas que até mesmo brasileiros na Itália em muitos casos desconhecem. Isso porque, mesmo após morar na Itália por anos é difícil entender e, mais do que isso, viver os costumes italianos quando eles não são os seus desde sempre.

Já que temos consciência de que saber tudo sobre a Itália – ou sobre qualquer outro lugar -, é praticamente impossível, uma vez que o país está sempre se inovando em cultura e traçando novas histórias, que tal ir além dos pontos turísticos da Itália e descobrir um mundo de curiosidades sobre a Itália?

curiosidades_da_italia_que_ninguem_jamais_te_disse

Itália a origem do nome:

Nada mais justo do que começar a desbravar as curiosidades da Itália pelo próprio nome do país, não é mesmo? Pois bem, a origem do nome Itália surgiu na região da Calábria, ao extremo sul do território italiano.

O nome nasceu a partir do vocábulo grego Italói, que significa “terras do bezerro”. O motivo seria pelo fato de o touro ter sido um símbolo marcante das tribos sulinas da Itália. Ainda referente ao nome do país, o nome oficial da terra da botinha é República Italiana.

 

Curiosidades da Itália: A culinária italiana berço de algumas delícias que conhecemos.

Se tem uma coisa que chama atenção de qualquer pessoa que viaja para Itália ou simplesmente visita o lugar é a culinária italiana. De dar água na boca e, claro, com os melhores pratos de massa que já se ouviu falar. O país é dono de uma fama única quando se trata de comida.

Tendo a ver ou não com isso, os italianos juram de pés juntos que foram eles, expandindo os costumes italianos por aí, que ensinaram a todos os outros países da Europa a cozinhar. Será?

curiosidades_da_italia_que_ninguem_nunca_te_disse_7

Elenco de algumas curiosidades da Itália no que tange a comida italiana:

  1. O país das pizzas vai muito além das massas, já que foi ele que apresentou ao resto do mundo o sorvete, as tortas de frutas e o famoso café. De qualquer forma, os costumes italianos, especialmente quando se trata de cozinha, vêm de longe. O primeiro livro de receitas do país foi escrito no ano de 1474, por Bartolomeo Sicci. Você sabia disso?
  1. Ainda sobre a culinária italiana, sabe-se que o queijo parmesão surgiu pelas redondezas da região de Parma. E não só o parmesão que deu à Itália o título (coloquial dado por apaixonados por queijo) de “boa entendedora de queijos”. Vários outros tipos de queijo também começaram a surgir na Itália, como a mozzarella, o gorgonzola, a ricota e o provolone.
  1. Falando de pizza… A verdade, porém, é que a data precisa de quando o prato mais famoso dos italianos foi inventado é desconhecida. Foi em Nápoles, todavia, que o povo popularizou esta maravilha culinária.
  1. A Itália é famosa por suas massas, sim, mas parece estranho falar em macarrão sem molho de tomate, né? Pois até os anos 1600 a iguaria era degustada sem molho de tomate, mas com algo bem especial – e peculiar.
  1. Os italianos tinham o costume de comer macarrão com mel e açúcar. Já hoje existem mais de 140 variedades de macarrão comidos na Itália, incluindo muitos deles com molho de tomate, é claro. Para conferir a lista de todos os tipos de macarrão acesse este link.
  1. E foi também graças às deliciosas massas, mais especificamente aos espaguetes italianos, que a Itália popularizou um instrumento bastante utilizado por todos. O garfo ganhou fama entre os italianos antes de qualquer outra sociedade europeia devido ao fato de que os italianos o utilizavam bastante para comer seus espaguetes. Interessante não é?

Curiosidades da Itália: A culinária italiana e os Fast-foods

  1. Massa e hambúrguer com batata frita, será que combina? Ao que tudo indica não, pelo menos não para os apaixonados pelas massas italianas. No ano de 1986, na cidade de Roma – capital da Itália -, foi inaugurado o McDonald´s da cidade. A novidade, no entanto, não foi bem recebida por todos.
  1. Na ocasião, os tradicionalistas de comida ficavam do lado de fora da lanchonete distribuindo espaguete de graça para as pessoas na rua. O motivo seria lembra-las da grande herança culinária dos italianos.

 

Curiosidades da Itália: o vinho italiano

  1. E se quando o assunto é a culinária italiana as massas e vinhos não podem ficar de fora. A bebida, isto é o vinho, está entre as preferências dos apaixonados por bebidas de qualidade. Além das vinícolas e vinhos espetaculares, o centro do país abriga uma fonte bastante peculiar, de onde flui vinho 24 horas por dia. A atração é totalmente gratuita, com exceção para “bêbados e loucos”. Justo, não?

 

Curiosidades da Itália: os monumentos italianos

curiosidades_da_italia_9
  1. Não é somente esta irreverente fonte de vinho, no entanto, que chama atenção de quem está fazendo turismo na Itália. Uma das  curiosidades da Itália é que só a cidade de Roma tem 50 grandes fontes, além de algumas menores.
  1. Uma das mais conhecidas – talvez e mais conhecida mundialmente -, é a Fonte de Trevi. Construída em 19 a.C., a estrutura é rodeada por uma lenda urbana. Dizem que os visitantes que jogam uma moeda na Fonte de Trevi garantem uma volta à capital italiana. Verdade ou não, melhor jogar, né?
  1. As moedas são coletadas toda semana e ajudam nos gastos com a manutenção do monumento. Já as moedas de outros países são doadas para a Cruz Vermelha.
  1. Por falar em catacumbas, as da capital italiana, Roma, tem nada menos que 13 quilômetros de extensão e aproximadamente 40 mil túmulos que ficam localizados entre sete e 19 metros abaixo da superfície. Além disto, são mais de 13 mil metros quadrados no total. Também é lá que está a imagem mais antiga da Virgem Maria na Terra, datada do século II.
  1. Você sabia? A Basílica de São Pedro, em Roma, é considerada o maior edifício cristão de todo o globo terrestre. Sua construção demorou 120 anos para ficar pronta, indo de 1506 a 1626.

 

Curiosidades da Itália: as lendas

  1. Nada a ver com a culinária italiana citada acima, mas ainda assim dentro das tradições italianas, o lobo italiano é considerado o animal nacional não oficial do país. O bicho também desempenha um papel de grande importância na lenda que narra a fundação da cidade de Roma – um dos lugares mais indicados nas dicas de viagem ao território italiano.

 

O mapa da Itália e o povo italiano

curiosidades_da_italia-5
  1. Entre as curiosidades da Itália não poderia deixar de citar alguns fatos interessantes sobre o mapa da Itália. O primeiro – e talvez mais legal -, seja que o território do país possui dois estados independentes, a República de São Marinho e a Cidade do Vaticano.
  1. San Marino, por sua vez, é tida como a república mais antiga de todo o globo terrestre, com menos de 30 mil habitantes, chamados de Sammarinese. O lugar também preserva a constituição considerada a mais antiga do mundo.
  1. Já o outro estado independente da Itália, a Cidade do Vaticano, é a única nação do planeta que possui sua própria companhia telefônica, estações de TV, dinheiro, selos, entre outros.
  1. Seja pela curiosidade da Itália citada acima ou não, estima-se que aproximadamente 85% da população italiana seja formada por católicos romanos. Há ainda uma parcela significativa de judeus, protestas e até uma crescente comunidade formada por muçulmanos.
  1. Por falar em mapa da Itália, muitos brasileiros na Itália não sabem que o pico mais alto de todo o Velho Continente está exatamente no território italiano. Parte dos Alpes, o Monte Blanc deu este título ao país – de ter o pico mais alto da Europa.
  1. Quanto à população italiana uma curiosidade da Itália é que a taxa de natalidade italiana é a segunda mais baixa dos países ocidentais. É considerada tão baixa que líderes religiosos e políticos oferecem recompensas para casais que têm mais de um filho.

 

Curiosidades da Itália: fatos marcantes

 

  1. Como nem todos os títulos e curiosidades da Itália são referentes a coisas boas, entre as curiosidades tristes pode-se destacar um marco na humanidade: Em meados do século XIV, a Itália, assim como grande parte da Europa, foi devastada pela morte de milhares de pessoas causadas pela peste bubônica, também conhecida como peste negra.
  1. A Itália foi o berço de duas civilizações: a romana e a etrusca. A terra da botinha também foi o centro do primeiro e maior império do continente europeu e do norte da África.
  1. Mais tarde, o filósofo Antonio Genovesi, nato de Nápoles, que viveu entre os anos de 1712 e 1769, foi o primeiro professor de economia política conhecido da história.
  1. Nos tempos da Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945). Ao serem perseguidos durante o período de guerra, os judeus europeus tinham o costume de se esconder nas antigas catacumbas da Itália.
  1. Outra interessante curiosidade da Itália é que a cor da magenta ganhou este ano com o fim da Batalha da Magenta, na Lombardia, no ano de 1859. Foi neste período que as tropas de Napoleão III, vindas da França, venceram os austríacos e deram o pontapé inicial para a unificação do território italiano.

                        

Curiosidades da Itália: economia 

  1. Houve uma emigração em massa, entre os anos de 1861 e 1985, mais de 26 milhões cidadãos saíram da Itália em busca de uma vida melhor. De todas essas pessoas estima-se que apenas uma em cada quatro voltou para casa.
  1. Em se tratando de números e entrada e saída do país, independe de ser imigrante na Itália ou não, o país parece ter um histórico agitado. Durante o século XX, a economia italiana estava para trás se comparada ao resto do continente europeu. Atualmente, todavia, ela é vista como a sétima maior economia do mundo.
  1. No século 12, surgiram os primeiros bancos modernos da Europa, em Gênova. Um pouco (muito quando falamos em séculos), no século 14 o renascimento europeu começou a dar seus primeiros respiros, ao norte do país.

 

Curiosidades da Itália: cultura,  arte e política

curiosidades_da_italia_que_ninguem_nunca_te_disse_3
  1. Saindo um pouco da categoria história e fazendo um panorama entre a cultura italiana e a brasileira. Sabia que não somente os brasileiros que são apaixonados por futebol. Os italianos são vistos como fãs frenéticos pelo esporte.
  1. Outra semelhança entre os italianos e não só os brasileiros, como várias culturas, é quanto ao Natal. Para os nativos da terra da botinha esta é a festa comemorativa mais importante do ano. O jantar de Natal, para eles, geralmente acontece na Véspera do evento e as festas de fim de ano duram até o dia 6 de janeiro.
  1. Mudando para o assunto arte, a Itália é dona do festival mais antigo de cinema de todo o mundo. Desde o ano de 1932 o país das pizzas sedia o Festival de Cinema de Veneza.
  1. Outra curiosidade da Itália que diz respeito à arte, mais especificamente ao cinema, é que o país é o que mais ganhou prêmios da Academia, o famoso Oscar, dedicados a melhor filme em língua estrangeira.
  1. Indo da arte para a política, destaca-se o fato de que os deputados italianos são os que recebem maiores salários entre todos os deputados da Europa Ocidental. E não é só o salário. Os deputados que exercem a função na Itália também recebem pensão vitalícia, carro com motorista, celular, refeições, entre outras vantagens.

 

Curiosidades da Itália: justiça

  1. Para fechar este guia de curiosidades da Itália com uma pontinha de dúvida, mas também de fatos interessantes, vale dizer que na terra da botinha os pais divorciados têm obrigação de dar apoio aos filhos que ainda viverem com as mães.

De fato, esta curiosidade é peculiar. Pois, isso independe de os filhos serem crianças ou terem até mais de 30 anos.

  1. Mais da metade dos filhos adultos italianos moram com seus pais, em alguns casos é possível encontrar adultos com até 40 anos. Será que isso explicaria a taxa de divórcio italiana ser a mais baixa de toda a Europa? Ou será que os italianos adultos moram com os país para continuarem sendo ajudados?

 

E aí foi ótimo descobrir tanta coisa nova num foi? Agora você sabe mais detalhes sobre as curiosidades da Itália. Se quiser viajar para Roma ou outras cidades italianas veja aqui como fazer.