A Via Appia em Roma um passeio épico e exclusivo!

Conheça a autoestrada mais antiga do mundo!

via_appia_em_roma

 

Conhecida também como Rainha das Estradas, a via Appia em Roma é um dos passeios mais belos que pode-se fazer na cidade. Desfrute da imensidão e da calmaria dos campos, jardins e toda a beleza das ruínas que guardam muitas histórias de uma cidade épica. A Via Appia é um espécie de oásis no meio urbano para quem quer relaxar, respirar ar puro e conhecer uma faceta serena da cidade de Roma.

 

A história da Via Appia

 

via_appia_em_roma_2

A cidade de Roma é o melhor destino para quem gosta de história e fazer turismo na Itália. Berço da sociedade ocidental, cada cantinho da cidade guarda mistérios, grandes batalhas e líderes da antiguidade. A Via Appia não fica de fora, sendo um dos pontos turísticos de Roma.

A autoestrada construída 320 a.C. por um importante político romano chamado Appio Cláudio Cieco, a estrada até hoje é formada pelas pedras da construção original.

No século XVII, foi construída a Via Appia Nueva, próximo à antiga. Em 1988, a região do Lázio instituiu Parque Regional da Appia Antiga. O parque possui 3400 héctares de belíssimas paisagens que unem parques menores, como o Parque da Caffarella e o Parque dos Aquedutos.

 

Dicas para um passeio inesquecível e confortável na Via Appia em Roma

Para passear da melhor maneira possível em dos principais pontos turísticos de Roma, é preciso ficar atento a alguns detalhes.

Vamos pedalar na autoestrada mais antiga do mundo?

via_appia_em_roma_3

Uma boa dica é andar de bicicleta, é preciso alugar uma, geralmente o preço fica em torno de 3 euros (R$12) por hora ou 15 euros (R$60 reais) o dia inteiro, disponível das 9h às 17h todos dias da semana, o segredo é sempre reservar com antecedência para não correr riscos. Desse modo, fica mais fácil e divertido percorrer partes da via e, para quem gosta, ainda é possível encontrar trilhas selvagens e verdes no caminho do parque.

Esteja prevenido em relação às dores pós-bicicleta, graças aos paralelepípedos. Leve alguns analgésicos e relaxantes muscular em sua bolsa para garantir um passeio mais confortável.

Se você é daqueles que adora uma aventura, é possível andar de cavalo ou até mesmo prestar aulas de equitação. Nos domingos, alguns trechos da Via Appia ficam fechados para trânsito carros, visando estimular visitas.

 

Que tal um Picnic na Via Appia?

Após a corrida, você pode fazer um piquenique na grama do parque, existem alguns locais onde produtores caseiros produzem frios, queijo fresco, geleias outras deliciais tradicionais de Roma.

via_Appia_em_Roma_4

Sempre de segunda à sexta, também é possível ter uma pausa pausa para o almoço durante os passeios de bicicleta. Conheça outras dicas da cidade e saiba mais sobre a culinária de Roma.

 

A beleza e os monumentos da Via Appia em Roma

Para conhecer toda a via com calma, é necessário um dia inteiro no parque devido ao seu tamanho. Você vai curtir um momento único no meio da natureza, com campos com ovelhas, cachorros e as icônicas ruínas romanas.

Durante todos esses séculos que se passaram desde que a Via Appia em Roma passou a existir, foram construídos mais de quarenta monumentos, igrejas e túmulos seculares, peças únicas do turismo na Itália.

Turismo Religioso em Roma também tem!

 

via_appia_em_roma_5

Não é só no Vaticano que encontramos a religiosidade. Entre as atrações na Via Appia estão as catacumbas, antigos cemitérios usados por comunidades judaicas e cristãs em Roma, entre elas se destacam as catacumbas dos Santos como a de São Sebastião, cuja entrada custa em torno de 8 euros e é o local onde está a sepultura de São Sebastião, um antigo soldado cristão que hoje é padroeiro da cidade do Rio de Janeiro.

As Catacumbas de São Callisto são as mais visitadas e famosas da estrada, com túneis e galerias de mais de 20 metros de profundidade, essas catacumbas abrigam os túmulos de nada mais nada menos que 16 papas.

Outra opção de curtir esses pontos turísticos de Roma ao longo da Via Appia é visitar os sepulcros, câmaras mortuárias que faziam parte da cultura Romana. Nas beiras da estrada, é possível encontrar diversos sepulcros, alguns deles em nome de famílias e tão grandiosos quanto casas, como o Mausoléu de Cecilia Metella, que  abriga o túmulo do filho de um importante imperador.

A Villa dei Quitili

via_Appia_em_Roma_6

Antiga casa de campo do imperador Comodo, a Villa dei Quintili é outro monumento ímpar, com ruínas ostensivas e uma atmosfera única, legitimando-se um verdadeiro sítio histórico na Via Appia. A propriedade originalmente pertencia aos irmãos Quintíli, mas foi tomada pelo imperador, que transformou o local em um verdadeiro palácio imperial, com 52 quartos e cômodos de banhos termais. Assim, em Villa dei Quintíli é possível ter relances de como viviam os mais ricos da Roma antiga, a propriedade fica no topo de uma colina e inspirou muitos artistas famosos durante sua existência, como pintores do século XIX e, recentemente, o diretor de cinema Woody Allen.

Essas são algumas entre as tantas maravilhas que se escondem pela longa estrada da Via Appia, local indispensável do turismo na Itália.

Quer conhecer esse lugar maravilhoso fazendo um tour inesquecível de bike? Nós oferecemos passeios para grupos a partir de 4 pessoas, o tempo do tour é de 3 horas, solicite o seu orçamento.

× Como posso te ajudar?