Viajando para Itália. Roma a cidade eterna

Depoimento da cliente Nadiana Lima - Doutora em Letras.

Roma a cidade eterna

Itália! O que levar? Que cuidados tomar? A quem recorrer? Como se comunicar em outro idioma?

Estas são algumas das frequentes perguntas que nos rodeiam quando estamos planejando uma viagem, sobretudo as internacionais. Eu Nadiana Lima,  gostaria de compartilhar com você alguns registros desse crucial momento de minha vida onde pude conhecer Roma e muito mais da Itália:

viajando_para_italia

No meu caso – que estava me aventurando pela Itália, cujo idioma não domino (e nem sempre o inglês resolve certos problemas), em minha primeira investida à Europa, em minha primeira viagem sozinha, para apresentação de minha pesquisa de doutoramento, em um congresso importante –, as inquietações e ansiedade eram ainda maiores. Por essa razão, um dos primeiros passos era definir alguns roteiros, respaldados por um pacote turístico, na primeira cidade que visitaria: Roma. Havia escolhido, por uma indicação, a Falcor Travels, sob responsabilidade da gerente Ercília, que se mostrou, desde o primeiro contato comigo por e-mail, bastante atenciosa ao sanar todas minhas dúvidas, flexível ao reconfigurar roteiros previamente estabelecidos à minha maneira e cuidadosa ao me informar sobre os procedimentos que deveria tomar; ou seja, virtudes que deveriam ser a tônica de todo bom profissional, mas que ganham outros contornos neste caso quando estamos falando de uma brasileira, que vive no exterior há décadas e privilegia grupos daqui, dando-lhes assistência necessária, considerando que conhece algumas de nossas particularidades.

Minha chegada em Roma na Itália

 
viajando_para_italia
A vida é cheia de meandros e, por mais precavidos que sejamos, é nos desvios de rota que podemos nos inventar, nos construir – além de sabermos com quem podemos contar. Eu cheguei, como previsto, no aeroporto de Fiumicino em Roma, mas minha mala não! rs Aqui, as perguntas passaram a ser outras: como resolver esse problema? Quem devo procurar? Como modificar minha programação diante do imprevisto? Como o aeroporto fica bem distante do centro e já era quase meia-noite, vocês podem imaginar o meu desespero. Nessa hora o pessoal da Falcor Travels foi fundamental, eles já estavam me esperando no aeroporto e me deram assistência para fazer os procedimentos adequados em tais situações.

viajando_para_italia

Nos dias que se seguiram, precisei fazer algumas compras emergenciais, lidar com centrais de atendimento, recorrer a terceiros para favores e preservar meu emocional para passar por esses entraves, o que definitivamente só foi possível pela companhia e pela atenção de Ercília, colocou a minha disposição um guia que me acompanhou em todos os momentos, fazendo traduções, orientando, apoiando e me animando, afinal, toda a programação turística foi mantida e intercalada por aqueles lugares que precisamos percorrer justamente por causa dos imprevistos: que também fazem a cidade ser o que é, o máximo…, e que me permitiram também conhecer seu funcionamento para além dos pontos turísticos.

Museus Vaticanos

Tudo se resolveu pouco depois, quando me dirigia a Lecce, e já pudemos rir de muitas coisas pelas quais passamos, mas a experiência foi importante, além de outros motivos, para reafirmar a máxima: empresas nada são sem as pessoas que as constituem. E é pelo caráter humano, ilustrado pela figura de Ercília, que recomendo a Falcor Travels, com a segurança de que os roteiros serão cumpridos e seus possíveis desvios serão muito bem conduzidos.

 

 

× Como posso te ajudar?