Turismo Gastrônomico na Itália uma viagem de sabor

Viaje barato com tudo incluso e faça um curso de gastronomia na Itália

Turismo Gastronômico na Itália!

Está pensando em viajar para a Itália? Já pensou em participar de passeios exclusivos e aprender os segredos da culinária Italiana? Uma opção seria fazer uma viagem em forma de Turismo Gastronômico na Itália. É realmente um mergulho no sabor da gastronomia desse país! Conhecer a comida típica italiana é entender melhor a cultura de um povo.

A partir de um roteiro gastronômico fascinante pelas principais regiões italianas. Você terá você oportunidade de conhecer o que na Itália é um verdadeiro patrimônio: sua culinária. Confira as vantagens de fazer as malas para um dos países mais extraordinários do planeta.

 

Conheça as diversas opções de Turismo gastronômico na Itália

turismo_gastronomico_na_italia_2

Roteiros gastronômico na região da Toscana

A região da Toscana na Itália possui um riquíssimo leque de opções indispensáveis ao seu  gastronômico na Itália. Essa região italiana produz uma culinária simples, mas muito saborosa e tradicional, preparada com ingredientes frescos, como legumes, carnes nobres de porco, boi e cordeiro, além de azeites refinados. Seguirum roteiro gastronômico pela Toscana é realmente surpreendente, você pode visitar belas cidades, como Florença, ou a conhecida Firenze, o berço do renascimento, lá você não pode deixar de provar a bisteca fiorentina.

Turismo_Gastronômico_na_Itália_Toscana

Toscana

Conheça também o centro histórico da cidade de Siena, um patrimônio da humanidade que foi tombado pela UNESCO, faça uma pausa para o lanche e prove o célebre doce Castagnaccio, que como nome já diz, é feito a base de castanhas. Outras localidades indispensáveis ao visitante são preciosidades como as cidades de Pisa, Lucca, Montalcino, Pienza, Montepulciano e Arezzo.

Mas não para por aí, você pode se aventurar por lindas cidadezinhas rústicas como Volterra e San Gimignanoe, além de várias fazendas históricas onde você poderá experimentar os verdadeiros sabores da Toscana. E não podemos esquecer os emblemáticos vinhos italianos dessa região, como Brunello di Montalcino ou Chianti, produzido pelas uvas de Sangiovese.  Com todas essas opções, a região da Toscana se legitima como um dos locais mais memoráveis da Itália.

 

2. Roteiros Gastronômicos na região de Umbria

turismo_gastronomico_na_italia_5

Todi

Bem ao centro da Itália, encontra-se a linda região de Umbria. Composta por diversos campos agrícolas e vilarejos em montanhas. Suas massas, queijos, azeites e vinhos fazem qualquer turista saborear das raízes da culinária italiana, tudo preparado com os ingredientes genuínos. Cidades como Assis, Spoleto, Todi, Gubbio e Orvieto são destinos indispensáveis na sua estadia em Umbria.

turismo_gastronomico_na_italia_1

Vale a pena conhecer os deliciosos chocolates da cidade de Perugia, uma localidade muito jovem e super badalada graças à sua universidade. Aproveite para conhecer a cidade de Norcia e suas especialidades, salames e linguiças que são presenças marcantes no Turismo Gastronômico na Itália. Outras sugestões de pratos típicos italianos na região de Umbri são o Cinghiale, que seria o nosso Javali, Strozzapretti al tartuffo, prato de massa feito por um cogumelo característico, a massa Strangozzi di Spoleto.

 

3. Roteiros Gastronômico na região do Veneto

Uma ótima opção de Turismo Gastronômico na Itália! Com um estilos de vida e arquitetura singular, a região do Veneto destaca-se por ser um dos maiores pólos do turismo gastronômico na Itália e no mundo.  Esta terra se caracteriza pelos seus refinados vinhos produzidos com uvas selecionadas em localidades como Verona, Treviso, Friuli, dentre outras. Podemos ressaltar vinhos como Recioto Della Valpollicella, Prosecco  e deliciosos vinhos brancos doces.

Na região do Veneto a dica é se aventurar  participando de passeios nas cidades como Belluno, Vincenza, Padova e muitas outras que entram rota do turismo gastronômico. Indo ao Veneto, a parada obrigatória é a romântica cidade de Veneza. Esta que é a cidade mais conhecida da região, e se destaca por possuir canais, gôndolas guiadas por gondolieri cantores.  Além de seus canais, Veneza atrai visitantes do mundo inteiro por ser única, desenhada por vielas e ruas bem estreitas, completadas por uma arquitetura peculiar.

Turismo_Gastronômico_na_Itália_Spaghetti_al_Nero_di_Seppia

Spaghetti al Nero di Seppia

Quando você for à Veneza, experimente pratos típicos italianos dessa região como a Polenta  ou Spaghette Al Nero di Seppia*, o Carpaccio, prato originado na própria cidade e cujo nome foi uma homenagem ao pinto Vittore Carpaccio, e outras ricas e exóticas delícias do Veneto são à base de frutos de mar que resultam em pratos como risotos, sopas, e outros pratos deliciosos completados por peixes, lulas, sardinhas.

* Nero di Seppia – a Seppia é uma tipo de lula que carrega uma bolsa a qual contém um líquido escuro que vem usado em sua defesa contra predadores. Este líquido denomina-se Nero di Seppia, que na culinária é combinado com outros ingredientes originando pratos como polentas, risotos e massas, tudo resulta em um sabor maravilhoso.

Roteiro Gastronômico na Região do Lazio

turismo_gastronomico_na_italia_10

O bairro de Tratevere em Roma

O Lazio, conhecida na língua portuguesa como a região do Lácio, é onde se localiza o berço da civilização da Roma antiga e de toda a sociedade ocidental. Merecidamente apelidada de Cidade Eterna, Roma é um dos destinos turísticos mais visitados do mundo. Lá você poderá ver de perto locais históricos, obras de arte clássicas, uma arquitetura revolucionária, monumentos mundialmente famosos como o Coliseu, os Fóruns Imperiais e a Basílica de São Pedro no Vaticano, cidade-Estado da Igreja Católica. Lázio não é cultura é também um ótimo destino de Turismo Gastronômico na Itália, os pratos típicos romanos são históricos.

Na região do Lazio, também é possível visitar locais como a Cidade Antiga de Mentana, parte do império romano e palco das batalhas Garibaldinas, ou Monterotondo, velha cidade onde pode-se usufruir do tradicionalismo italiano, Montecelio, cidade composta por uma arquitetura milenar.

Em Tivoli por exemplo,  você pode visitar a Villa Adriana, patrimônio tombado pela UNESCO composto por diversas construções clássicas e altas expressões culturais da antiga Roma, que provocam uma verdadeira viagem no tempo, além de outras cidades como Rietti, Ostia, Gaeta e Viterbo. Você deve tá confuso? Vamos explicar, Roma é considerada uma cidade metrópole e todas essas cidadezinhas que citamos fazem parte da Província de Roma, ou seja, a área metropolitana de Roma, e todas essas localidades juntas compõem a região  do Lácio, ou Lazio como dizem os italianos.

Turismo_Gastronômico_na_Itália_Porchetta_di_Aricia

Porchetta di Aricia

Ao contrário do que muitos pensam, as influências dos romanos não estão restritas à política ou artes, sua culinária também é grandiosa; cada cidade que faz parte da região do Lazio difere-se em aspectos culinários, cada uma com as suas peculiaridades porém abrangendo a comida típica italiana em geral. E podemos citar muitas como o delicioso e tradicional queijo Pecorino (o qual é usado em um dos mais famosos pratos típicos de Roma o Spaghetti a Cacio e Pepe), assim como a Porchetta di Aricia(é um leitão inteiro e assado à italiana e famoso na cidade de Aricia) e também os Saltimboca, exóticos filés cozidos na chapa juntamente com presunto e temperado com vinho branco e salvia.

E não pára por aí, a comida típica Romana é maravilhosa e muito variada com pratos únicos como Gnocchi alla Romana, Pizza alla Romana, Pasta all’arrabbiata (feita com cebola, tomate e pimentinha), Trippa alla Romana (se parece muito com a nossa e é feita com molho de tomate), Puntarelle (um tipo salada de chicória com anchovas), Alcachofra alla Giudia (do mesmo modo como faziam os judeus romanos), e muitas outras especialidades de dar água na boca.

Não podemos esquecer o Oléo de Oliva, de sabor muito refinado,  cuja cultivação da matéria prima e o modo de extração teve início com os romanos.

Turismo gastronômico na Italia Fontana di Trevi em Roma

Fontana di Trevi em Roma

A Fontana di Trevi, por exemplo, é um dos pontos turísticos de Roma principais e sem igual.  Indíspensável em seu roteiro gastronômico, por ser vizinhas a diversos restaurantes e ótimas sorveterias.  Em sua visita a Roma, não deixe de provar pratos originais simbólicos como as massas Bucatini à Amatriciana e Rigatoni ou pratos de carnes como Coda alla vaccinara. Diante de toda essa grandiosidade gastronômica, um curso de gastronomia em Roma pode ser uma experiência sem igual para você.

 

Vire expert em comida típica Italiana

curso_de_gastronomia_na_italia

Pasta! ingrediente fundamental da gastronomia italiana

Para aproveitar o melhor do turismo gastronômico na Itália e conhecer com profundidade a comida típica italiana. É usufruir de cursos de culinária na Itália economizando com pacotes completos e roteiros gastronômicos organizados. Estes, que podem incluir refeições que comportam os pratos típicos italianos, passeios turísticos e aulas com renomados chefes de cozinha italianos; Nós separemos duas opções que foram testadas e adotadas por nós:

 

Outros Tours exclusivos são:

  • Tour de Vinhos na região do Veneto.
  • Tour do Vinho no Veneto por Treviso e Província.
  • Tour Enogastronômico pela Toscana.

 

Turismo Gastronômico na Itália é com a Falcor Travels! Vem curtir a Itália com a gente!

× Como posso te ajudar?