Baixe agora o e-book Gratis "Roma beleza, cores e sabores" o guia definitivo da cidade e da sua culinária italiana

Newsletter

Roteiro de 3 dias em Roma

Ganhe tempo e conheça os principais pontos turísticos da Itália

Roma é um dos destinos mais cobiçados e famosos da Itália e do mundo. Você poderá ver de perto o esplendor da antiguidade, de uma cidade que protagonizou tantos momentos importantes da história. Cada cantinho de Roma guarda histórias para conhecer, novidades para desfrutar, seus pontos turísticos fascinam e encantam a qualquer um. Já pensou em desfrutar disso tudo com um roteiro de 3 dias em Roma? Além de possível, essa possibilidade é fantástica para quem deseja conhecer o melhor da cidade eterna em pouco tempo.

https://www.falcortravels.com/wp-content/uploads/2017/03/Roteiro_de_3_dias_em_Roma_3_02.jpg

Roteiro de 3 dias em Roma: Primeiro dia

Chegando em Roma, você deverá sair do aeroporto para seu local de estadia em Roma. Geralmente quem chega pelos voos internacionais desembarca no aeroporto de Fiumicino, o “aeroporto Leonardo da Vinci”, a cidade fica à 50 km de Roma e é o caminho mais rápido dentre os aeroportos. É possível chegar através do aeroporto de Ciapino, aérea militar que atualmente também começou a aceitar voos com fins turísticos.

Se você vem do aeroporto de Fiumicino ou do aeroporto de Ciampino e precisa de um transfer para sua hospedagem ou vice-versa solicite-o aqui.

Iniciando suas aventuras por Roma com um roteiro de 3 dias, comece pelo mais antigo; os Fóruns Romanos e o Coliseu, nesses locais você poderá conhecer construções históricas magníficas, pioneiras na arquitetura e palco de momentos importantíssimos para o percurso da história ocidental.

Roteiro_de_3_dias_em_Roma_3

Podemos ter a visão e o acesso de grande parte dos Fóruns Imperiais na “Rua do Império”, posteriormente chamada de Rua dos Fóruns Imperiais, que liga os Fóruns ao famoso Coliseu, passando pelo Fórum Romano, seguindo até a Piazza Venezia.

Nesta rua nós podemos mergulhar em um cenário histórico de filmes épicos e admirar a beleza imponente da antiga Roma, um dos pontos turísticos mais importantes no mundo inteiro. Os Fóruns Imperiais podem ser acessados pela área de pedestres, o caminho que parte da Piazza Venezia e vai até o Coliseu, costeada pelos fóruns e pelo imponente Mercato Traiano, projetado pelo grande arquiteto Apollodoro di Damasco e constituído por mais de 150 lojas.

Roteiro_de_3_dias_em_Roma_3

Prédios como o Fórum Romano (antigo centro da Roma Imperial) ou o famoso Coliseu (arena que foi utilizada para realizar combates de gladiadores) custam apenas doze euros a entrada, menores de idade de até doze anos possuem desconto nas bilheterias.  Comprando na internet custa um pouco mais caro, pois você garante a sua ida antecipada e sem fila. Em épocas de temporada alta se você não fizer a sua compra antes pode não ter acesso ao Coliseu e Fóruns Imperiais. Isso porque os ingressos esgotam rapidinho.

https://www.falcortravels.com/wp-content/uploads/2017/03/Roteiro_de_3_dias_em_Roma_3_05.jpg

Chegar mais cedo nos local é importante para evitar as temidas filas, também é indicado comprar os bilhetes pela internet. Também é possível obter o Roma Pass, cartão turístico-cultural da capital que custa 36 euros e oferece acesso gratuito nos dois primeiros dois dias de viagem em todos os museus, sítios arqueológicos e rede de transportes públicos.

É recomendado fazer esse passeio guiado para você entender com profundidade a história e sair de lá entendendo a gradiosidade da Antiga Roma. Do contrário você vai achar que está vendo apenas ruínas, recomendamos o passeio Roma Imperial.

Se quiser comprar o seu ingresso para a o Coliseu e Fóruns imperiais ou adquirir o Roma Pass clieque aqui.

Se lhe interessa apenas ter o ingresso do Coliseu e Fóruns Romanos sem enfrentar a fila clique aqui.

Roteiro de 3 dias em Roma: Segundo dia

No segundo dia, você pode conhecer o Vaticano para enriquecer seu roteiro de 3 dias em Roma. A cidade-estado do Vaticano é praticamente do tamanho de um bairro e possuí apenas 800 habitantes, basta atravessar os muros que a separam de Roma e achar no Vaticano. O local que recebe milhares de turistas durante o ano, entre fiéis, admiradores da arte, arquitetura e história. A maior atração da cidade-estado e um dos maiores pontos turísticos de Roma, sem dúvidas, são os Museus Vaticanos.

https://www.falcortravels.com/wp-content/uploads/2017/03/Roteiro_de_3_dias_em_Roma_3_06.jpg

Museus Vaticanos

Conhecer os Museus Vaticanos vai demandar tempo, por se tratar de um grande conjunto de outros pequenos museus construídos pelos Papas ao longo da história. Juntos, eles compõem um dos mais belos e ricos museus do mundo, é impossível visitar Roma sem visita-lo; Graças às obras de arte presentes ao Museu Vaticano, dentre clássicos, patrimônios da humanidade.

https://www.falcortravels.com/wp-content/uploads/2017/03/Roteiro_de_3_dias_em_Roma_3_07.jpg

O tamanho é tão grande que é preciso em torno de 3 ou 4 horas para conhece-lo quase por completo. É permitido tirar fotos sem flash e usar o celular, mas não se pode entrar nos museus com mochilas, comidas ou objetos de metais pontiagudos. Também não é permitido entrar nos Museus Vaticanos com trajes muito informais (camisas regatas, saias muito curtas, bermudas, etc).

Ao final do tour, não deixe de conhecer a Capela Sistina, um dos principais pontos turísticos em Roma. É o momento mais ansiado por turistas de qualquer parte do mundo, legitimando-se como a capela mais famosa do mundo. Se quiser saber mais sobre essas atrações recomendamos ver o artigo que fala com profundidade dos Museus Vaticanos.

 Roteiro_de_3_dias_em_Roma_3_08

Afrescos da Capela Sistina

Ao entrar na capela, você perceberá que suas pinturas dividem-se em três níveis; as perto do chão se aproximam de tapeçarias, as do meio das paredes simulam cenas do antigo e novo testamento e perto das janelas contém figuras dos Papas.

O tema das pinturas no teto é o livro Genesis, encontra-se uma das obras de arte mais famosas do Vaticano; a Criação de Adão. Essa e muitos outros afrescos de Michelangelo são indescritíveis diante da perfeição de sua técnica. Infelizmente, não é possível tirar fotos dentro da capela.

O Castelo Santo Angelo

roteiro_de_tres_dias_em_roma

Após sair do Vaticano, você ainda pode encerrar o dia de passeios em mais um local que respira cultura; o National Roman Museum (Museu Nacional Romano), o mesmo fica espalhado em vários museus da cidade de Roma e um dos maiores museus italianos que fica no Castelo Sant’Angelo. Ele abriga seções de coleções nacionais que reuni tesouros de vários locais.

 

O acervo do Museu Nacional Romano é dividido em várias sedes: as Termas de Diocleciano, o Palazzo Massimo, o Palazzo Altemps e a Cripta de Balbo. Não deixe de tirar fotos na magnífica vista que o Museu consegue dar da cidade, além de suas belas esculturas. Se der tempo complete o seu Roteiro de 3 dias em Roma com esses museus.

https://www.falcortravels.com/wp-content/uploads/2017/03/Roteiro_de_3_dias_em_Roma_3_09.jpg

Comida italiana, se vai viajar para Itália não deixe de prová-la

Durante o seu roteiro de 3 dias em Roma, não deixe de provar a autêntica comida romana! Encerre seu dia jantando em um bom restaurante romano. Para conhecer a real culinária romana preciso ter cuidado. Diversos restaurantes no centro da cidade vendem pratos apenas para agradar turistas, com preços caros e baixa qualidade na comida.

A dica é preferir os restaurantes que estiverem mais cheios, esses geralmente são melhores. A culinária tradicional é composta muitos pratos de massas, molhos, carnes cozidas. Alguns bairros como Trastevere e Via Appia Latina possuem muitos restaurantes e bares interessantes à noite.

roteiro_em_roma_de_tres_dias

No terceiro e último dia em seu roteiro de 3 dias em Roma, é recomendado um roteiro menos exaustivo. Coheça a Fontana di Trevi é maior construção de fontes barrocas da Itália e está localizada no rione Trevi. Foi concluída em 1762, a famosa fonte possui esculturas de Netuno e dois tritões, simbolizando as marés. Para curtir a fonte é gratuito, mas separe umas moedinhas!

A lenda diz que se você jogar uma moedinha, jogando-a de costas e com a mão direita sobre o ombro esquerdo, pode garantir sua próxima visita à Roma. A segunda moeda lhe garante um desejo realizado.

Em seu roteiro de 3 dias em Roma a Fonte mais famosa tem que estar. A Fontana di Trevi foi eternizada nos cinemas pela cena de La Dolce Vita, do diretor Federico Fellini, em que o personagem de Marcelo Mastroianni é convidado a banhar-se nas águas. Dê uma passada na fonte à noite é o horário em que ela se transforma em um local mais inesquecível.

Depois disso, você poderá conhecer a Piazza del Popolo, a antiga sede de exposições, apresentações culturais, jogos e execuções, a praça é uma das mais famosas do mundo. “Para uma entrada feliz e auspicioso”, esta é a mensagem esculpida por Bernini na Porta do local. As igrejas gêmeas Santa Maria di Montesanto e Santa Maria dos Milagres, o Obelisco Flaminio contribuem para a atmosfera encantadora.

Roteiro_de_3_dias_em_Roma_3_12

Completando o roteiro de 3 dias em Roma, dê uma passada no Panteão, uma das mais bem preservadas estruturas romanas antigas. Ela foi utilizada em toda a sua história. A construção fica na Piazza della Rotonda, o Panteão atualmente tem sido utilizado como igreja. Para fazer compras, visite a Via Nazionale, que possui lojas de roupas, calçados e acessórios diversos.

Roteiro_de_3_dias_em_Roma_3_13

 

Links recomendados para facilitar a sua viagem para Itália

Descubra o Vaticano – faça um tour guiado
Roma Imperial – para conhecer a história
Roma Barroca – passeio guiado nos tempos de glória

Se você está hospedado em Roma e que visitar outras cidades recomendamos

Conheça Nápoles e Pompeia a partir de Roma – viagem de bate e volta no mesmo dia

Visite a linda Costa Amalfitana – um passeio de um dia a partir de Roma, bate e volta

Passeio para Assis com saída de Roma – visite a linda cidade de São Francisco de Assis passeio de um dia bate e volta