Dicas de Viagem Gastronômica na Itália

Comidas deliciosas como você nunca viu

viagem_gastronomica_na_italia

A oportunidade de conhecer a Itália será uma experiência inesquecível muito pela sua diversidade cultural, a sua atmosfera histórica sem contar a marcante culinária italiana e se você pretende fazer um tour pela Itália, é fã de sua gastronomia, mas não sabe que cidades visitar nem quais iguarias provar? Trazemos dicas de viagem gastronômica na Itália que podem te ajudar a desfrutar dos sabores italianos.

O intuito é facilitar o roteiro da sua viagem. Assim você não ficará perdido por exemplo em cidades como Nápoles e nem continue sem saber o que fazer em Roma. Indicaremos os melhores restaurantes com pratos típicos. Indicaremos também aqueles com os preços mais acessíveis, e ainda te ajudaremos a não pagar nenhum mico à mesa. Preparado?

Leia também: O que levar em uma viagem de férias

Aproveite todas Dicas de viagem gastronômica na Itália!

1º Dica: Osterias

viagem_gastronomica_na_italia_31

Uma das dicas de viagem gastronômica na Itália são as osterias estes estabelecimentos costumam ser administrados por pessoas da mesma família sendo uma forma mais simples de um restaurante em terras italianas que normalmente servem pratos típicos carregados com o tradicional tempero italiano.

Esses ambientes acolhedores são uma ótima opção para economizar e ainda desfrutar das iguarias locais. Dentre as osterias existentes na Itália temos o Checco er Carettiere situado no esplêndido bairro Trastevere em Roma onde a comida tradicional italiana e a cultura romana se reúne em um local aconchegante e amigável.

Nas dependências da osteria é característica a experiência de três gerações que passaram as especialidades da cozinha romana em seus cardápios, portanto a degustação dos pratos servidos será ainda mais emocionante.

2º Dica: Restaurante Santa Lucia

Se você não sabe o que fazer em Roma, aposte em uma visita ao restaurante Santa Lucia. Além de ele ficar logo atrás de um dos principais pontos turísticos da cidade, a Piazza Navona, o local já serviu de locação para o filme “Comer, rezar, amar”, protagonizado por Julia Roberts.

viagem_gastronomica_na_italia_2

A Atriz Gwyneth Paltrow jantando no restaurante, ©ristorante Santa Lucia

Ambientado logo atrás Piazza Navona o restaurante alterna elementos de design simples e sofisticados fundido a frescura e autenticidade dos produtos ainda oferece uma impressionante variedade de vinhos tradicionais, mas também aposta em novas tendências em seu catálogo.

Leia também: 7 dicas de Roma imperdíveis e necessárias a sua viagem

3º Dica: Osteria Ai do Farai

 

dicas_de_viagem_gastronomica_na_italia_5
Chegando a cidade de  Veneza, esqueça que a Itália é o país das massas, pois as especialidades desse lugar vêm do mar. Peixes, camarões e até um macarrão coberto com tinta de lula são alguns dos aperitivos que você poderá encontrar na osteria Ai do Farai.

Uma das mais antigas hospedarias de Veneza foi relançada há alguns anos sendo o local pequeno e intimista com a atmosfera tradicional e informal.

A equipe que trabalha lá carrega a fama da simpatia e seus pratos não são nada modestos.

4º Dica: L’Antica Pizzeria Da Michele

viagem_gastronomica_na_italia_1

A próxima dica de viagem gastronômica na Itália é L’Antica Pizzeria Da Michele um pizzaria localizada belíssima Napoles. Criado desde de 1906 os donos do estabelecimento deram origem a uma extensa tradição de fabricantes de pizza no coração de Nápoles. Michele Condurro aperfeiçoou o preparo, estudando os segredos dos famosos especialistas Torre Annunziata no preparo da pizza.

Desde então, cinco gerações de mestres continuaram a operação com a tradição e sendo fieis às instruções de Michael. O segredo deste sucesso duradouro é a utilização de ingredientes naturais. Além de o emprego do método antigo sem acrescentar “Papocchie” que altera o sabor e a autenticidade da pizza.

Leia também: Europa barata! Economize indo as cidades mais baratas da Europa

5º Dica:

viagem_gastronomica_na_italia_20

Esta viagem gastronômica na Itália é o Ristorante Vecchio Forno localizado na cidade Barletta na região de Puglia. Com capacidade para 110 pessoas em cinco salões.

O restaurante preza pelo ambiente acolhedor e confortável com banquetes, jantares a luz de velas. É possível fazer também festas com musicas ao vivo tudo com profissionalismo, cortesia e muita qualidade.

O Ristorante Vecchio Forno é descrito com os sabores pratos e sabores que traz cotidianamente a mesa. A sua identidade é composta de comidas diferentes, que surgem a partir de ingredientes simples, atrelados por um toque sofisticado. O centro histórico da cidade Barletta e aumenta o encanto do local.

6º Dica: Regras de Etiqueta

dicas_de_viagem_gastronomica_na_italia_3
Cuidado com o que for pedir, as regras de etiqueta à mesa na Itália são bens diferentes das brasileiras. Por exemplo, só adicione queijo extra na sua comida se ele for oferecido, pode ser uma ofensa pedi-lo. Além disso, na cozinha italiana é costume que certos tipos que queijo sejam apenas usados em pratos específicos. Portanto, para não cometer nenhuma gafe, coloque-o na comida apenas se lhe oferecerem.

Outra regra de etiqueta é que no Brasil pedimos uma pizza a depender do tamanho para repartir entre 3 ou mais pessoas. Mas na Itália o pedido é para ser desfrutado individualmente e não é absurdo comer uma pizza inteira sozinha. A massa da pizza italiana é mais fina não tem borda e a cobertura não é abundante.

Leia também: Viajando para Itália. Roma a cidade eterna

7º Dica: Brioche Siciliano

dicas_de_viagem_gastronomica_na_italia
Na Itália não vá embora sem antes dar um pulinho na Sicília para provar o tradicional, sobremesa que combina pão e sorvete. Não se assuste com essa mistura, ela é uma das mais tradicionais da Sicília, principalmente no verão. A massa do brioche é macia e leve, podendo conter frutas cítricas e mel, o seu recheio pode incluir o sabor aveludado das duas categorias de sorvetes italianos:

  • A granita, feita principalmente de frutas, mas podem conter amêndoas e até de hortelã. Traduzindo, seria a famosa raspadinha ou raspa-raspa brasileira (rsrsrsrsr)
  • O gelato cremoso, é feito a base de leite e possui emulsificantes, o que garante maior adesão entre os ingredientes da receita. E tudo dá mais liberdade para a criação de novos sabores.

Estas são apenas algumas dicas de viagem gastronômica na Itália que você pode fazer.

Se caso queira saber um pouco mais da comida italiana e ainda deseje realizar um tour por este incrível país e pretenda viver dias emocionantes conheça o nosso curso de culinária na Itália para saborear a rica comida italiana e não só aprender a conzinhá-la. Não perca essa oportunidade.

Para saber mais sobre viagem gastronômica na Itália ou turismo gastronômico na Itália veja este artigo:

Turismo Gastrônomico na Itália uma viagem de sabor.

 

 

× Como posso te ajudar?