Turismo Gastronômico na Itália como você nunca viu

Viaje no mundo da  gastronomia italiana

turismo_gastronomico_na_italia_7

Está pensando em viajar para a Itália? Já pensou em participar de passeios exclusivos e aprender os segredos da incrível culinária Italiana? O turismo gastronômico na Itália é realmente uma verdadeira viagem de sabor. Conhecer a comida típica italiana é conhecer também a cultura de um povo e, através dela você terá a oportunidade de conhecer um verdadeiro patrimônio mundial; a culinária italiana.

O esplendor do turismo gastronômico na Itália

turismo_gastronomico_na_italia

A Cidade Luz fascina apenas por sua riqueza histórica e cultural, o Coliseu, os Fóruns Romanos e o Vaticano são belos exemplos do que fazer em Roma quando se é turista. Para além disso, a culinária romana encanta viajantes do mundo todo com suas famosas massas e carnes peculiares.

Você poderá conhecer pratos típicos de Roma, como o Spaghetti alla Carbonara, um espaguete clássico com molho composto por queijo parmesão, ovos, guanciale, pimenta preta e azeite, resultando em uma delícia única. Outra massa indispensável é o Spaghetti alla puttanesca, com um molho napoletano feito com tomate, alho, azeite de oliva, azeitonas pretas e alcaparras.

O Pollo alla Romana é outro prato memorável, um suculento frango temperado alho picado, queijo ralado, pimentão, salva e com um toque especial de vinho branco, é um ótimo prato para ser servido com legumes.

Quando pensar em o que fazer em Roma para conhecer a culinária local, é preciso ter cuidado, pois existem diversos restaurantes no centro da cidade que vendem pratos apenas para agradar turistas, com preços caros e baixa qualidade na comida. A dica é preferir os restaurantes que estiverem mais cheios, esses geralmente são melhores. A culinária tradicional é composta muitos pratos de massas, molhos, carnes cozidas.

 

Participe de pequenos e baratos passeios gastronômicos em Roma. E saia com água na boca conhecendo melhor a comida italiana que é uma marca cultural. Solicite informações aqui.

 

Turismo Gastronômico na Itália: Sobremesas e Doces italianos

turismo_gastronomico_na_italia_6-2

Quando falamos de comida italiana não podemos esquecer dos doces italianos são alguns como:

  • A torta Crostata
  • O doce Tiramisù, mistura de chocolate e café
  • O doce Granita, um doce parecido com o sorvete prepara com água, açúcar a xarope e é claro
  • O Gelato, considerado o melhor sorvete do mundo e geralmente feito artesanalmente.

Outro elemento bastante famoso é o Panettone, criado em Milão e conhecido de forma industrializada aqui no Brasil. O original e italiano também é feito de pãos com frutas cristalizadas, macio e saboroso.

Turismo Gastronômico na Itália: Massas italianas

turismo_gastronomico_na_italia_8

Ao falar de comida italiana todo mundo pensa nelas: as massas. Elas são indispensáveis para conhecer o turismo Gastronômico na Itália. Por exemplo, pode-se comer uma pizza em qualquer lugar do mundo, mas na Itália você poderá sentir a essência desse prato tão querido. É inútil perguntar se você já comeu pizza, quem nunca comeu?

Já o Calzone, não muito comum na terra verde e amarela. Trata-se de é uma espécie de massa recheada, como uma pizza dobrada ao meio como um pastel, podendo ser servido frito ou assada. É uma comida italiana bem interessante. A receita é composta por queijo (de preferência), molhos de tomates e outras verduras, além de carnes processadas como presunto ou linguiça.

Não podemos deixar de citar outra massa muito conhecida é o gnocchi, que no Brasil chamamos de nhoque. Sua criação foi há muitos séculos e hoje é consumida na Europa inteira. No início era feito de semolina, mas hoje é popular por sua receita que usa batatas, pode ser servida com molho sugo, bolonhesa ou branco.

Deu água na boca por aí? Imagino que sim.

O que você acha de viajar para Itália, passear, comer os melhores pratos da comida italiana e ainda aprender tudo em curso de culinária na Itália? É um sonho não é mesmo? Veja como realizá-lo aqui.

Comida italiana, como é a Culinária de Milão?

turismo_gastronomico_na_italia_1

A culinária de Milão, no entanto, diferencia-se do resto da Itália em alguns aspectos. Esse tipo de comida italiana,  além queijo e das massas, encontramos muitas verduras, manteiga e o arroz. Por isso, é um ponto interessante no turismo Gastronômico na Itália. Entre os pratos principais encontramos o famoso Risotto alla milanesa, simples porém de sabor sofisticado, feito com arroz, azeite, cebola e queijo parmesão.

Já o Cotoletta alla milanese, é uma espécie de carne com farinha e ovo batidos, e o L’Ossobuco é uma fatia de pernil de vitela macia e farinha temperada com alho, cebola e manteiga, entre outros deliciosos pratos. Para a sobremesa, temos o tradicional Panettone milanês.

Conheça mais da culinária Italiana, vai um bife à milanesa aì?

Turismo Gastronômico na Itália: a comida italiana de Florença

turismo_gastronomico_na_italia_2

O berço do renascentismo, Florença, lar de Leonardo da Vinci e outros gênios da cultura ocidental não vive apenas das artes, como muitos pensam, também sendo uma das cidades mais peculiares para se usufruir do turismo gastronômico na Itália.

E sem dúvidas, a grande estrela do menu Toscano e da comida italiana é a famosa Bistecca alla Fiorentina, um filé bovino suculenta assado na grelha, salpicado com óleo de oliva, ervas e pimenta moída, podendo ser servido também com limão fresco.

Outro ponto interessante da Florença é a Stracciatella uma deliciosa sopa de carne com amêndoas, queijo parmesão ralado, ovos e miolos de pão, todos cozinhados juntos na mesma panela, no final sempre dão uma piada de salsa.

Outra iguaria bastante marcante é a Tripa à florentina, o nome pode parecer estranho, mas é algo típico da culinária italiana, tripas bem cozinhadas e com bastante especiarias, entre elas queijo ralado, pode ser servido com puré.

Turismo Gastronômico na Itália: a melhor pizza do mundo em Nápoles

turismo_gastronomico_na_italia_6

A culinária de Nápoles (ou napolitana) é marcada pela presença de frutos-do-mar, peixes (a cidade é próxima ao Mar Tirreno). Também encontramos vegetais, frutas, cereais, sopa de legumes, batata e lasanhas. Mas o mais marcante de Nápoles é a pizza, totalmente feita no forno a lenha; a pizza marguerita (tomate fresco, muçarela, manjericão e azeite de oliva) e a mariana (azeite, tomate, alho e orégano).

Uma outra massa bastante consumida no local é o macarrão frito, o Spaghetti alle Vongole, que leva mariscos, e o panuozzo, um sanduíche que lembra uma fatia de pizza.

Turismo Gastronômico na Itália: Veneza, vai uma polenta branca ai?

turismo_gastronomico_na_italia_4

O diferencial da culinária de Veneza é que os ingredientes ainda são marcados pelos que chegavam do Oriente; graças aos portos da cidade. Muitas especiarias compõe pratos deliciosos feitos com técnicas refinadas e ingredientes como peixes e frutos do mar.

Veneza também possui muitos legumes retirados de suas hortas, como alcachofras, abóboras e tomates. O fegato alla veneziana é um prato muito interessante. Feito com figado (de vitela) e cebolas cortadas bem finas em um misto de doce e salgado. Também é indicado provar uma polenta com schie, feita com farinha, água, sal, leite, manteiga, queijo ou carne.

Turismo Gastronômico na Itália: Bari e Messina comida italiana e tradições do sul

turismo_gastronomico_na_italia_5

A comida italiana do sol tem o sabor do mar, para quem gosta de frustos do mar e peixe é uma boa pedida. Uma cidadezinha muito linda e aconchegante é Bari. Que fica na região da Puglia e ainda não possui um turismo forte. Ela possui um ar cosmopolita, uma vida noturna agitada e uma cozinha maravilhosa que varia entre massas locais e lácteos.

Messina é outro local interessante, a comuna italiana fica na região da Sicília, na província de Messina. Sua culinária, assim como a cultura local, tem muitas influências árabes e é baseada em peixes, frutos-do-mar; bolos feito de amêndoas; frutas cristalizadas e queijo ricota; bem como seus sorvetes famosos por serem feitos com granito.

Turismo Gastronômico na Itália: Curso de culinária + tour

turismo_gastronomico_na_italia_10

É possível usufruir de cursos de culinária na Itália economizando com pacotes completos e roteiros gastronômicos organizados. Que podem incluir refeições com alimentação típica italiana, hospedagem, passeios turísticos e aulas com renomados chefes de cozinha italianos. Pague ainda no Brasil e não gaste nada na Itália. Saiba mais.

 

× Como posso te ajudar?